Como escolher: notebook ou desktop?

A escolha entre um notebook ou um PC desktop pode ser difícil. Abordaremos as vantagens de cada um para que você possa decidir qual é a melhor opção para você.1

Ao escolher entre um notebook e um desktop, existem alguns fatores importantes a serem considerados.

As maiores diferenças parecem óbvias: um notebook é menor e portátil, enquanto um PC desktop é maior e mais personalizável. Ambas são excelentes opções, mas ambas também têm pontos fortes e fracos que precisam ser considerados ao escolher o fator de forma que suportará melhor a sua experiência com o PC.

Portabilidade

O principal ponto forte de um notebook é a portabilidade. Por um longo período, os notebooks tinham um hardware com menos capacidade do que o que você encontrava em um PC desktop, mas os notebooks modernos são notavelmente potentes, com muito menos concessões de desempenho quando comparados aos seus equivalentes mais antigos.

Os notebooks funcionam com bateria e têm uma tela interna, além de teclado e trackpad integrados. Os laptops recentes estão mais compactos do que nunca, então você pode usá-los em locais que normalmente não levaria (ou não deveria levar) um desktop, como para um avião ou para seu café favorito.

Os notebooks para games geralmente têm hardware de ponta que permite games AAA competitivos onde quer que você esteja. Essa portabilidade é uma grande vantagem, mas você também pode ter uma experiência semelhante à de um desktop em casa com os periféricos certos. Equipamentos adicionais, como estações de engate, mouses, teclados e telas externas para games, podem aumentar ainda mais a versatilidade de um notebook, embora isso acrescente custo adicionais, para além da compra inicial.

Com o notebook certo, você poderá fazer a maior parte do que seria possível fazer com um desktop, em praticamente qualquer lugar. Se você é alguém que está sempre longe de casa, essa flexibilidade pode ser extremamente benéfica.

Os desktops, por outro lado, são muito maiores e não são portáteis. Mesmo um desktop com fator de forma menor, ainda exigirá uma tomada e um monitor, e embora haja alguns que não se importam em transportar uma torre completa para ocasiões especiais, como encontros de computação, a maioria das pessoas usa o desktop em um só lugar.

A vantagem dessa falta de portabilidade é a possibilidade de usar o hardware de mais alto desempenho. Os notebooks modernos podem ser incrivelmente eficientes e poderosos, mas se você quiser o hardware de PC mais avançado, um desktop geralmente é a melhor opção, especialmente se você estiver procurando uma workstation.

Os desktops também permitem amplo suporte de E/S, geralmente disponível pela placa mãe ou por dispositivos slot de expansão conectados via PCIe*, como uma placa gráfica separada. Isso significa suporte para vários monitores, periféricos não padrão, opções de conectividade USB adicionais e uma estação de trabalho ou games mais dinâmica e flexível.

Atualização de hardware

Embora você possa obter notebooks com componentes que se equiparam com o hardware de desktop, eles são muito mais difíceis de atualizar. Alguns notebooks podem permitir que você atualize sua RAM ou armazenamento, mas atualizar a CPU ou GPU quase nunca é uma opção prática para o usuário intermediário. Ao comprar um notebook, considere que você usará mais ou menos o mesmo hardware do sistema para todo o ciclo de vida da máquina.

A maioria dos computadores desktop, por outro lado, é projetada para atualizações. Devido ao layout modular, os componentes podem ser substituídos com relativa facilidade, e isso permite que você atualize seu hardware conforme necessário. Em vez de comprar uma nova máquina quando seu PC começa a mostrar que está velho, você pode fazer a atualização conforme a necessidade, mantendo seu desktop atualizado com o hardware mais recente.

As máquinas pré-fabricadas também tendem a serem atualizadas facilmente, embora você deva sempre confirmar com o fabricante se as alterações no sistema afetarão sua garantia.

Personalização

Ao comprar um notebook, você geralmente poderá escolher entre uma seleção de componentes principais, incluindo o armazenamento e a RAM, a CPU e a GPU, e, às vezes, a tela. Pode haver alguma flexibilidade para ajustes no desempenho, mas, no caso da maioria das peças, você usará o mesmo hardware desde a data de compra até a substituição da máquina.

O mesmo vale para a aparência do seu notebook. Existe uma seleção mais diversificada do que nunca, mas você ainda está escolhendo entre fatores de forma pré-existentes com uma quantidade relativamente limitada de opções de personalização.

Com os desktops, a personalização é um dos maiores pontos de venda. Como você pode trocar o hardware facilmente, você pode ter certeza de que terá exatamente o que precisa e nada que não queira. Esteja você procurando fazer overclock da CPU e queira garantir temperaturas ideais com um loop de resfriamento líquido personalizado, ou esteja mais interessado em montar o menor desktop para jogar, praticamente tudo é possível quando você tem um controle tão preciso sobre o que faz ou não faz no seu sistema.

Isso também permite que você garanta que o hardware esteja operando com desempenho máximo. A área de superfície disponível em um desktop quando comparada a um notebook significa mais espaço para soluções robustas de resfriamento. Em um desktop, você pode instalar ventiladores, resfriadores de CPU All-in-One (AIO) ou ciclos de resfriamento personalizados complexos que fornecem uma solução térmica precisamente projetada para as demandas específicas do seu hardware.

Os desktops também permitem uma maior variação estética. Além da simples cor do gabinete, você poderá escolher entre diferentes tamanhos, marcas, especificações e designs visuais para cada componente do seu PC. Você não só pode personalizar o desempenho da sua máquina com soluções de hardware e resfriamento cuidadosamente selecionadas, mas também pode dar vida à sua visão criativa com uma máquina visualmente exclusiva.

Se você preferir seguir a rota pré-definida, ainda poderá se beneficiar desse alto grau de personalização. Alguns fornecedores permitem que você escolha o que vai no seu novo PC antes que o sistema seja montado, o que significa que você obtém todas as vantagens de um desktop, mesmo que não tenha de montá-lo.

Qual deles é ideal para você?

A maior vantagem de um notebook é que ele é uma máquina All-in-One (AIO) que você pode usar em qualquer lugar, ideal para aqueles que querem jogar ou trabalhar em mais de um lugar. Os PCs desktop permitem uma ampla personalização e têm um design de fácil atualização, perfeito para qualquer pessoa que queira montar um PC ou que queira um feito sob medida para suas necessidades específicas de hardware.

Quando se trata de comprar um notebook ou um desktop, não há resposta certa. Um não é melhor do que o outro; ele se resume ao que é importante para você e como você vai usar seu novo computador.

Exibir mais recursos

Como escolher o melhor notebook para jogos em 2019

Um guia sobre como escolher o melhor notebook para jogos. O que você deve considerar para otimizar o desempenho do seu notebook para games.

Saiba mais

Três máquinas definitivas

Apresentamos três dos principais computadores extremamente robustos que dominam atualmente o setor de hardware de PCs.

Saiba mais

Vá até a essência dos games

Receba recomendações de profissionais internacionais de games e de peritos em tecnologia de games da Intel. Tudo que está relacionado a seus games pode fica muito melhor.

Continuar lendo

Informações de produto e desempenho

1 * Outros nomes e marcas podem ser reivindicados como propriedade de outras pessoas.