COMO FAZER OVERCLOCKING DO SEU PC PARA TER DESEMPENHO MÁXIMO EM GAMES

Com um processador Intel® Core™ desbloqueado e um kit de ferramentas para overclocking de fácil utilização, é possível ajustar seu sistema para oferecer potência máxima.1 2

A regra: maximize a frequência e minimize a voltagem enquanto retira o máximo de calor possível para que seu sistema permaneça estável.

ETAPA 1: Configurar o hardware

1.1 - Comece com uma motherboard e uma fonte de energia otimizadas para processadores Intel® desbloqueados
Selecione uma motherboard que seja projetada especificamente para permitir overclocking quando associada a processadores Intel® desbloqueados. Utilize uma fonte de energia ATX que seja capaz de administrar o aumento do consumo de energia. Revise as informações sobre overclocking a seguir e certifique-se de que compreende os riscos.

1.2 - Refrigeração agressiva
Utilize uma solução de refrigeração robusta capaz de resfriar o processador muito além dos requisitos mínimos para o processador. A refrigeração a líquido é a ideal e os ventiladores de gabinete adicionais melhorarão ainda mais o potencial de overclocking.

ETAPA 2: Ajustar as configurações do software

2.1 - Aumente os limites de potência e ICC máxima
Utilizando o BIOS ou software como o Intel® Extreme Tuning Utility, aumente os limites de potência e os limites de corrente/ICC máxima para corresponder aos recursos da sua motherboard, fonte de energia e solução de refrigeração.

2.2 - Aumente a frequência
Aumente o coeficiente para o subsistema para o qual está tentando fazer overclocking (núcleo do processador, gráficos, anel/cache). NOTA: a frequência é igual ao coeficiente multiplicado pelo clock básico. Por exemplo: em um aumento de frequência desejado de 5.000 MHz, o coeficiente seria 50, se o clock básico for o padrão (100MHz). Vale ressaltar também que o coeficiente do overclocking de gráficos do processador é multiplicado pela metade do clock básico.

ETAPA 3: Executar os testes de estresse

3.1 - Determine a estabilidade
Determine se o sistema que sofreu overclocking está confiável realizando um ou mais testes de estresse para confirmar a estabilidade do sistema. NOTA: O Intel® Extreme Tuning Utility contém vários testes de estresse e benchmarks muito úteis.

3.2 - Caso não esteja estável, aumente a voltagem
Se o sistema demonstrou instabilidade durante os testes de estresse, tente aumentar a voltagem. Isso será necessário quando o overclocking for superior a 100-200 MHz. Tente aumentar de 5 a 10mV de cada vez e utilize a menor voltagem possível. Quando o aumento da voltagem não mais melhorar a estabilidade, é possível que você tenha alcançado a frequência estável máxima. É recomendável que você selecione o modo de voltagem “adaptável” antes de encerrar os ajustes de voltagem.
Nota: os “overclockers” avançados poderão decidir aumentar a voltagem antes da frequência em tentativas subsequentes.

3.3 - Se estável: force mais a frequência ou conclua o overclocking
Se o sistema estiver estável após os testes de estresse, você poderá forçar uma frequência maior. Nesse caso, você retorna à etapa 2.2. Caso esteja satisfeito com os resultados do overclocking, o processo está completo.

ETAPA 4: Fazer overclocking do seu game

Parabéns! Você fez overclocking do seu sistema e garantiu a estabilidade com sucesso.

Alterar a frequência ou a voltagem do relógio poderá danificar ou reduzir a vida útil do processador e de outros componentes do sistema, e poderá reduzir também a estabilidade e o desempenho do processador. As garantias do produto podem não se aplicar se o processador estiver operando além de suas especificações. Verifique com os fabricantes do sistema e de componentes para obter detalhes adicionais. Para obter informações adicionais, acesse: http://www.intel.com.br/content/www/br/pt/gaming/overclocking-intel-processors.html.

Aumente a velocidade

Escolha um processador Intel® Core™ desbloqueado para fazer overclocking da CPU e veja como seu PC pode trabalhar rápido.

Comprar agora

Proteja-se para poder tentar fazer overclocking com a segurança de poder recuperar uma configuração que não tenha dado certo.

Saiba mais

Comprar agora

Ferramentas de atualização de desempenho

Intel® XTU é uma ferramenta baseada em Windows* para fazer overclocking de processadores Intel® Core™ desbloqueados.

Saiba mais sobre o Intel® XTU

O Intel® XMP ajuda você a fazer overclocking da RAM e até selecionar a memória DDR3 baseada na tecnologia Intel®, desbloqueando o desempenho que ultrapassa as especificações padrão.

Conheça o Intel® XMP

Informações de produto e desempenho

1

Os recursos e benefícios das tecnologias Intel dependem da configuração do sistema e podem exigir hardware habilitado, software ou ativação de serviços. O desempenho varia dependendo da configuração do sistema. Verifique com o fabricante ou revendedor de seu sistema, ou saiba mais em http://www.intel.com.br/content/www/br/pt/products/processors/core/i7-processor-extreme-edition.html.

2

Alterar a frequência ou a voltagem do relógio poderá danificar ou reduzir a vida útil do processador e de outros componentes do sistema, e poderá reduzir também a estabilidade e o desempenho do processador. As garantias do produto podem não se aplicar se o processador estiver operando além de suas especificações. Verifique com os fabricantes do sistema e de componentes para obter detalhes adicionais.