O que você precisa para criar a mesa gamer perfeita

Um bom PC gamer é muito mais do que apenas um PC. Isso é o que você deve ter em mente ao projetar sua configuração para jogos perfeita.1

Se você passa muito tempo no computador, sabe a diferença que faz ter uma mesa gamer de qualidade.

Há uma série de elementos que devem ser considerados ao projetar o layout de sua mesa, principalmente conforto e funcionalidade. Mas também há outras considerações, como a configuração de som, o posicionamento da tela, o modo como posiciona o mouse e o teclado e inúmeras outras pequenas decisões que podem ter um grande impacto na forma como você interage com o seu PC.

Uma das nossas principais áreas de atenção será a ergonomia (como aprimorar a acessibilidade física da máquina), bem como a estética ou a aparência de sua configuração. Neste contexto, a ergonomia se aplica à forma como os nossos corpos interagem com a nossa tecnologia e como a saúde e o conforto são considerações importantes ao montar a sua estação de jogos ideal. Embora todos tenham gostos diferentes, e não exista uma única forma "correta" de montar a sua estação de jogos, vamos abordar algumas das opções mais importantes a serem consideradas ao projetar a sua configuração ideal para gaming em PCs.

Sua mesa

A sua mesa gamer é, indiscutivelmente, o centro da sua configuração; é ao redor dela que todo o resto será estruturado. Ao procurar a sua mesa gamer ideal, existem alguns pontos-chave em que você poderá pensar: conforto (ergonomia), tamanho da superfície, material e estética. Quer a sua mesa seja destas facilmente encontradas nas lojas de móveis mais famosas ou uma de metal e vidro digna de um museu de arte moderna, você vai querer que ela tenha o equilíbrio perfeito entre forma e função.

Comece decidindo qual é a superfície ideal para a sua mesa. O vidro, por exemplo, apesar de parecer bonito, pode dificultar a utilização do mouse e uma mesa frágil provavelmente não é o ideal. Pense no peso que você irá colocar na superfície (por exemplo, vários suportes para monitor ou telas pesadas) e certifique-se de que a superfície é suficientemente resistente. Pense também na aparência que você deseja; madeira polida causa uma impressão bem diferente do mármore.

Considerar o espaço em que você está trabalhando também é importante. Se você tem um espaço menor de trabalho, pode querer uma configuração mais minimalista, talvez emparelhado com um PC de formato pequeno. Se tiver mais espaço, pode ser melhor escolher uma mesa em formato L, pois oferece bastante espaço para se espalhar. Também é bom considerar a frequência com que você se muda. Dois cavaletes e uma porta velha são muito mais fáceis de mover do que um gabinete de PC gigante que também funciona como mesa.

Conforto e saúde devem ser uma prioridade. É por isso que mesas com regulagem de altura são opções cada vez mais populares que permitem que você trabalhe ou jogue de pé ou sentado. Sentar durante todo o dia pode ser ruim para o seu corpo, então ter a flexibilidade de ficar de pé quando quiser pode ser útil. Mesas com regulagem de altura variam entre gigantescas opções motorizadas e opções menores que se encaixam no topo da sua mesa atual e podem ser elevadas quando você quiser esticar as pernas. De acordo com o Dr. Drew Schwartz, quiroprático em tempo integral e gamer nas horas vagas, "Mesas com regulagem de altura não são a cura para estar sentado, mas variar a postura e posição periodicamente ajudam significativamente."

Outra característica da sua configuração que você vai querer levar em consideração é o gerenciamento de cabos. O roteamento adequado de todos os cabos pode melhorar bastante a estética de sua configuração, facilitar a limpeza e diminuir o risco de tropeções. Existe uma grande variedade de opções de roteamento e gerenciadores de cabos, como sleeves, abraçadeiras de velcro e caixas para cabos.

Na tela

Ser capaz de ver o que está fazendo enquanto está jogando é super importante, então você não vai querer pensar apenas em encontrar o monitor certo, mas também em como posicioná-lo. Freya Fox, a streamer, nos contou: "O posicionamento do monitor irá determinar a sensação da sua configuração. O truque é balancear ergonomia com estética."

No entanto, antes de decidir onde quer colocar seu(s) monitor(es), você precisa decidir quantos vai querer. Configurações com múltiplos monitores continuam a crescer em popularidade à medida que as pessoas descobrem os benefícios de um maior espaço de tela disponível, mas monitores ultrawide também são uma excelente opção.

Assim que tiver seus monitores, é hora de pensar na melhor forma de posicioná-los. Dois monitores idênticos lado a lado é um clássico que funciona, mas também há outras opções. Cogite uma televisão instalada na parede acima com um monitor de jogos diretamente à sua frente ou um monitor com outro ao lado posicionado na vertical.

Se quiser movimentar e ajustar o seu monitor livremente, você vai querer um mecanismo de montagem que permita essa flexibilidade. Considerando que o seu monitor é compatível com padrão VESA, como é a maior parte dos monitores atuais, você tem uma enorme variedade de opções além do suporte que veio com sua tela. Existem suportes articulados que podem ser fixados em sua mesa de diferentes formas ou suportes de parede, caso prefira que ele fique fora da mesa. Esses suportes permitem que você reposicione o monitor da forma que achar melhor, ao mesmo tempo que deixam livre um precioso espaço na sua mesa. Se você decidir usar um suporte ou a instalação na parede, verifique se a solução escolhida aguenta o peso do seu monitor.

A localização é mais do que apenas por conveniência, ela também pode afetar a sua saúde. "Seu monitor principal sempre deve estar à sua frente, o que limitará a tensão muscular no pescoço relacionada com a rotação constante para o lado", afirma o Dr. Schwartz. "Se estiver usando um sistema de monitores duplos, recomendo usar o monitor secundário adjacente ao primário, com a opção de ser vertical. O monitor deve estar a, aproximadamente, um braço de distância e a altura deve permitir que os olhos fiquem paralelos ao terço superior da tela."

Seu trono

Quando o assunto é conforto, uma cadeira boa faz toda a diferença. As cadeiras "gamers" cresceram em popularidade durante a última década. As opiniões sobre a estética desses assentos com estilo de carros de corrida podem variar, mas não há dúvidas de que o design alcançou uma popularidade generalizada. Se você não curte a estética das cadeiras gamers, cadeiras de escritório com design eficiente nunca saem de moda e oferecem ainda mais opções em termos de estilos, níveis de conforto e preço.

Existem diversos fatores além da aparência que devem ser considerados ao escolher a melhor cadeira. "A adaptabilidade é a segredo quando se está sentado por longos períodos de tempo e o apoio firme é imprescindível", diz o Dr. Schwartz. "A ajustabilidade do apoio de braço nos eixos XYZ é um acréscimo maravilhoso para suportar corretamente seus antebraços e o apoio lombar ajustável ou removível é fantástico."

Independente da sua preferência estilística, você vai querer considerar sua altura e peso ao escolher a cadeira certa. Uma cadeira projetada para uma pessoa maior pode não ser tão confortável para alguém menor e vice-versa.

Mouse e teclado

Se você já tem um mouse e um teclado ou não, precisará descobrir como eles se encaixam em sua configuração.

"A única coisa que procuro em um teclado é que seja suficientemente pequeno", diz González Molinillo, da Overwatch League. Um teclado menor pode liberar espaço na mesa e permitir uma maior flexibilidade de posicionamento.

Mas também depende do que você está jogando e de suas preferências pessoais.

"Depende do jogo, mas, em 99% do tempo, eu tenho meu teclado diretamente no centro da tela e meu mouse do lado direito", diz Fox. "Às vezes, se estou jogando um FPS como Overwatch, eu inclino o teclado em uma orientação diagonal para permitir mais espaço para apontar com o mouse."

O que quer que pareça certo é provavelmente o caminho que você deve seguir, mas garanta que a sua mesa consiga suportar essas preferências.

Sua mão e os fatores de saúde do seu pulso também são importantes, pois algumas pessoas podem precisar de apoio para ele. Se você quer ou necessita de apoio extra, você pode usar um descanso para o pulso projetado para combinar com qualquer configuração ou preferência, de madeira polida à espuma viscoelástica.

O mouse pad tradicional mudou muito ao longo dos anos; agora há almofadas de tecido com desenhos personalizados que cobrem toda a sua mesa ou almofadas de superfície dura com integração RGB e passagem USB para acesso mais conveniente. Um mouse pad pode não ser essencial para a missão, mas é outra maneira de adicionar algum luxo e estilo à sua configuração de mesa. Se você está procurando por um alto nível de desempenho do seu mouse, vale a pena considerar a superfície em que você está o usando.

Controles também são uma ótima opção para jogos de PC e, se você usar um regularmente, pode querer acrescentá-lo em sua configuração. Isso pode significar qualquer coisa, desde um suporte de controle personalizado a uma estação de carga sem fios que fica ao lado do seu PC ou algo ainda mais elaborado, caso esteja interessado em outros periféricos de controle.

Se você é um fã de simuladores de vôo ou condução, provavelmente já viu extensas configurações projetadas para imitar o cockpit de um avião de caça ou de um carro esporte. Mesmo que você não precise de algo tão elaborado, posicionar o voltante ou os controladores de voo de forma que os torne mais acessíveis é absolutamente digno de consideração.

Este é o seu espaço, então ele deve acomodar e refletir seus gostos e paixões.

Iluminação

A iluminação elaborada faz de você um jogador melhor? Provavelmente não, mas ela pode ajudar com imersão.

Como muito do que discutimos, saúde e estética se combinam. Olhar continuamente para o monitor pode causar problemas com tensão ocular e a forma com que você ilumina o espaço pode ajudar com isso.

Algo tão simples como uma lâmpada de chão ou de mesa pode fazer a diferença se você estiver migrando de uma luminária de teto. Soluções de iluminação colorida, como retroiluminação LED, podem adicionar um toque de cor com um custo relativamente baixo, enquanto as lâmpadas LED coloridas controladas remotamente não precisam de nenhum tipo de conectividade de rede. Nada disso é difícil de instalar e pode fazer uma enorme diferença no seu espaço.

Nem todos precisam de uma configuração de iluminação tão complexa, mas quando você está fazendo streaming, às vezes é importante usar altos níveis de personalização. De acordo com Fox, "Eu uso uma variedade de luzes, de lâmpadas inteligentes LIFX a luzes de vídeo LED com gel. Eu também tenho alguns 'uplights' que são apenas luzes par de LED que você encontra em qualquer palco ou produção teatral."

Soluções de iluminação inteligentes como as da Philips Hue e Nanoleaf podem criar perfis de luz exclusivos que reagem ao que você está jogando, tornando todo o seu quarto uma extensão do que está vendo na tela.

Entre tantas soluções de iluminação inteligentes, faixas de luz ambiente e integração RGB com componentes de PC e periféricos, é mais fácil do que nunca transformar o seu quarto em um gigantesco espetáculo de luzes.

Áudio

Um monitor com auto-falantes embutidos pode funcionar bem, mas por que limitar-se a uma experiência de áudio tão simples? O que não falta são fones de ouvido para jogos com uma grande diversidade de características e preços.

Se você é mais audiófilo, lembre-se que até mesmo os fones de ouvido mais sofisticados podem ser usados com um computador. Os amplificadores e DACs (conversores digital-para-analógico) de fone de ouvido externos podem impressionar ao simular uma experiência de áudio de alta qualidade, digna de um caro conjunto de fones de ouvido. Até mesmo um USB DAC básico pode fazer uma grande diferença.

Embora a maioria dos fones de ouvido para jogos tenham microfones que servem para se comunicar no Discord, você pode querer investir em um microfone autônomo e possivelmente em uma base ou suporte. Isso é especialmente verdade se estiver gravando voz para produção ou streaming. Tal como acontece com os headsets, você pode obter um microfone especificamente direcionado para o que quiser gravar e com as opções de conectividade que você precisa para o integrar na sua configuração.

Streaming

Se você curte streaming, são grandes as chances de que sua mesa seja diferente da dos gamers convencionais. A configuração de streaming perfeita é um assunto a parte, mas aqui estão alguns elementos que você vai querer considerar ao construir sua plataforma de streaming.

Você precisará pensar no posicionamento da câmera e em como vai querer lidar com a iluminação. "Eu uso um anel de luz com 3600 lúmens", diz Fox. "É incrivelmente brilhante e pode ser ajustado manualmente, dependendo de quanta luz é necessária. Ele fica na minha frente com minha câmera instalada dentro do anel."

Se estiver usando uma tela verde, então é um processo de configuração totalmente diferente, com suas próprias necessidades de iluminação. Você vai querer escolher o microfone e o suporte/apoio do microfone certos, bem como condensadores, misturadores e outros equipamentos de som que pode usar para mixar os níveis perfeitos para a sua transmissão.

Se estiver usando dois PCs para streaming, você vai querer se certificar de que tem a configuração correta nos dois, com múltiplos teclados, mouses e monitores, ou ter a capacidade de variar entre os dois.

A configuração perfeita

Não podemos dizer qual é a configuração perfeita para sua mesa de jogos, mas podemos dizer que ela deve ser confortável, funcional e distintamente sua. Combinar todos esses elementos não precisa, necessariamente, ser complicado ou caro. Só precisa funcionar para você.

Informações de produto e desempenho

1*Nomes e marcas diferentes da Intel, o logotipo da Intel ou marcas Intel podem ser reivindicados como propriedade de outros.