Há várias maneiras de avaliar o desempenho relativo de CPUs. Comparar as especificações listadas é um bom lugar para começar: normalmente, a CPU A, com uma contagem de núcleo mais alta e uma velocidade do clock mais rápida, superará as similares na mesma geração de produto.
Mas e se você quiser comparar uma CPU top de linha de alguns anos atrás com uma CPU de nível médio lançada este ano? Ou se precisar estimar os ganhos de velocidade que uma CPU nova pode fornecer para um jogo ou aplicação específicos?
É aí que entram os benchmarks de CPU.
O que são benchmarks de CPU?
Os parâmetros de referência permitem uma comparação fácil entre várias CPUs, pontuando seu desempenho em uma série de testes padronizados e são úteis em muitas situações:
- Ao comprar ou construir um novo PC. Use pontuações de parâmetros de comparação para avaliar a capacidade de um sistema de executar jogos e aplicações antes de fazer uma compra. As listas de pontuação podem ser encontradas em sites de revisão, como o Tom's Hardware.
- Antes de fazer o upgrade da CPU. Compare parâmetros de referência de várias CPUs em um site de análise — ou, melhor ainda, no site de uma empresa de software de parâmetros de referência — sempre que estiver planejando um upgrade de CPU.
- Após fazer o upgrade da CPU. Execute seus próprios parâmetros de referência para prever a experiência do usuário após uma importante atualização de componentes.
- Fazer overclock da CPU. Verifique os parâmetros de referência da CPU usando um programa como o Intel® Extreme Tuning Utility (Intel® XTU) para avaliar os ganhos de desempenho após um overclock.
Testes e ferramentas para avaliar os parâmetros de referência da CPU
Os avaliadores de CPU contam com uma ampla gama de diferentes testes de parâmetros de referência de CPU para avaliar as CPUs. Eles são divididos em duas categorias: sintéticos e de mundo real.
Parâmetros de comparação sintéticos
Use parâmetros de referência sintéticos ao buscar uma comparação rápida e geral entre CPUs.
Os testes sintéticos simulam muitas tarefas diferentes: renderização 3D, compressão de arquivos, navegação na web, cálculos de pontos flutuantes etc. Após medir os níveis de desempenho de CPU em cada tarefa, os números são ponderados e combinados em uma única pontuação.
As pontuações são “sintéticas”, porque os testes usados para calculá-las são simulações. Em vez de testar o desempenho do processador em um aplicativo específico (digamos, um conjunto de criatividade 3D ou jogo), eles simulam a carga de trabalho que um aplicativo pode colocar em uma CPU sob diferentes circunstâncias.
Em outras palavras, os parâmetros de referência sintéticos não predizem o desempenho com precisão. Em vez disso, eles são amplamente utilizados para comparar o desempenho relativo de CPUs. Por exemplo:
- O PassMark executa cálculos matemáticos pesados que pressionam o desempenho da CPU em compressão, criptografia e tarefas relacionadas à física.
- O 3DMark mede a capacidade de um sistema de lidar com gráficos 3D para jogos.
- O PCMark 10 pontua o sistema com relação à sua capacidade de lidar com fluxos de trabalho empresariais e tarefas de produtividade do dia a dia.
- O Intel® Extreme Tuning Utility (Intel® XTU) testa as CPUs sob esforço, além de fazer overclocking e monitorar seu funcionamento.
Cada um desses aplicativos apresenta um banco de dados com as pontuações no ranking de muitas CPUs, facilitando a comparação do poder relativo dos processadores num instante.
parâmetros de referência do mundo real
Use parâmetros de referência com tarefas reais quando tiver planos específicos em mente para o PC e precisar de uma indicação precisa do desempenho para aplicativos específicos.
Esses testes são realizados dando cargas de trabalho pesadas a programas reais, e depois medindo o tempo necessário para a execução da tarefa. Como resultado, eles oferecem uma previsão confiável do desempenho do sistema quando usam as mesmas configurações.
Alguns aplicativos comumente usados para parâmetros de referência com tarefas reais incluem:
- 7-Zip, para medir as velocidades da CPU na compressão e descompressão de dados.
- Blender , para medir as velocidades da CPU na renderização 3D.
- Handbrake, para medir as velocidades da CPU na codificação de vídeo.
Ferramentas de parâmetros de referência internas do jogo são outro tipo de testes reais. Tratam-se de cenas não interativas que estão disponíveis em alguns jogos. Use parâmetros de comparação internos do jogo para verificar o efeito da CPU no FPS (quadros por segundo) durante a jogabilidade regular e também durante a transmissão.
Esses testes fornecem um ambiente de testes reproduzível. Desde que a configuração do sistema permaneça a mesma, os parâmetros de comparação oferecem uma leitura precisa do desempenho no jogo que você obterá.
O que significam suas estatísticas de parâmetros de comparação
Agora que você conhece os vários tipos de testes de parâmetros de comparação, vamos analisar como ler as pontuações.
Em testes sintéticos, o sistema de pontuação varia de acordo com o programa. As pontuações são frequentemente medidas em “marcas” (ou outro termo específico do programa). Uma CPU de desempenho mais alto é aquela que pontua mais, embora seja importante lembrar que diferentes CPUs são projetadas para diferentes finalidades; nem todas são focadas em jogos. Utilize um teste que reflita a maneira como você planeja usar a sua CPU.
Por outro lado, os testes reais, usam uma série de medições diferentes.
- Quadros descartados. Em testes de parâmetros de comparação de streaming, os quadros descartados representam o número de quadros perdidos durante a codificação de vídeo. Isso pode causar saltos na reprodução para os visualizadores. Uma porcentagem menor dos quadros perdidos é preferível.
- FPS (para vídeo). Nos testes de codificação de vídeo, o FPS conta o número de quadros que a CPU codifica por segundo. Quanto mais alto, melhor.
- FPS (para jogos). Em testes de parâmetros de referência internos do jogo, o FPS conta o número de quadros renderizados a cada segundo. Um FPS mais alto geralmente significa uma jogabilidade refinada. (Mas o tempo de quadro também deve ser levado em consideração).
- Tempo de quadro (1% baixo e 0,1% baixo). Em testes de parâmetros de comparação no jogo, o tempo de quadros (ou ritmo de quadros) conta o número de milissegundos entre os quadros. O ideal é que essa medição seja consistente. Caso contrário, o ritmo da taxa de quadros será desigual, criando um efeito de desordem. Quando medido em milissegundos, menos é melhor. Quando convertido em FPS para exibição ao lado do FPS médio, quanto mais alto, melhor.
- GB/s (gigabytes por segundo). Em testes de criptografia, GB/s mede a taxa de transferência de dados. Quanto mais alto, melhor.
- MIPS (milhão de instruções por segundo). Em testes de compressão de dados, o MIPS mede o número de instruções de baixo nível executadas pela CPU a cada segundo. Mais alto é melhor, mas avalie a pontuação com cautela ao comparar CPUs de diferentes gerações, pois os meios de execução de instruções variam.
- Tempo de renderização. Na renderização de testes de parâmetros de comparação, o tempo de renderização mede a velocidade na qual a CPU renderiza a geometria, a iluminação e as texturas em uma cena 3D. Tempos menores são melhores.
Como alguns processadores se destacam em certos tipos de testes de parâmetros de comparação da CPU, é melhor conferir vários parâmetros de comparação em vez de contar com um único número.
Os parâmetros de comparação sintéticos e reais podem complementar-se. Verifique os parâmetros de referência sintéticos para uma visão global dos pontos fortes de uma CPU específica. Em seguida, use parâmetros de referência com tarefas reais para ter uma noção melhor de como a CPU se comportará no uso diário. Use ambos para entender totalmente os recursos de uma CPU.
Ao comprar uma CPU para jogos, por exemplo, use pontuações de parâmetros de comparação para avaliar o nível geral de desempenho de uma CPU. Depois de encontrar alguns candidatos prováveis, examine seus FPS e tempos de quadros para alguns títulos recentes. (Ou, se estiver comprando uma CPU em antecipação a um jogo que ainda não foi lançado, pode observar alguns parâmetros de referência para jogos construídos usando o mesmo mecanismo e extrapolando.)
Pontuações de núcelo único versus multinúcleo
Com frequência, benchmarks são divididos em pontuações de núcleo único e multinúcleo.
As pontuações de um núcleo único são mais relevantes para jogos e aplicativos que utilizam threads de modo leve, o que significa que dependem de um único núcleo para processar muitas instruções, mas não todas.
As pontuações multinúcleo são mais relevantes para jogos e aplicativos de threading pesado, o que significa que distribuem suas instruções entre vários núcleos.
Como é possível saber se um jogo tem threading leve ou pesado?
- Abra o Gerenciador de tarefas. Com o jogo em execução, abra o Gerenciador de tarefas (CTRL+SHIFT+ESC) no Windows 10 e clique na guia Desempenho. Você verá um gráfico ativo para utilização da CPU.
- Configure o gráfico da CPU. Clique no gráfico com o botão direito e selecione “Alterar gráfico para > Processadores lógicos”. Você verá a carga de cada núcleo da CPU exibida separadamente.
- Compare a atividade dos núcleos. Se o jogo tiver threading leve, a maior parte da atividade será isolada em um núcleo.
Embora alguns jogos populares, incluindo o Fortnite2 façam uso leve de threads, cada vez mais jogos estão utilizando mais núcleos. Jogos que utilizam threads de modo intenso, como o Assassin’s Creed Origins3 e o Battlefield V4 podem escalar para executar em vários núcleos. Eles potencialmente terão um FPS mais alto em uma CPU com vários núcleos.
Configurações do sistema
Embora os parâmetros de referência da CPU sejam importantes, cada componente exerce uma função no desempenho do sistema.
- CPU. Os jogos com IA, física e pós-processamento gráfico complexos tendem a ser mais intensivos em CPU e podem beneficiar-se mais de uma CPU com maior número de núcleos/threads e velocidade de clock mais alta.
- GPU. Verifique os parâmetros de comparação da GPU além dos parâmetros de comparação da CPU ao avaliar o desempenho de jogos do seu sistema, pois alguns jogos são mais dependentes da GPU. As placas gráficas dedicadas podem lidar com a maior parte do trabalho de renderização 3D, por exemplo.
- Memória e armazenamento. Esses componentes podem afetar a capacidade de resposta e os tempos de carregamento do sistema.
- Software. Independentemente da configuração do seu sistema, o desempenho oscilará de um jogo para outro. Isso acontece. Isso tem que ver com o modo como o jogo foi programado. As configurações gráficas e resoluções com que você está jogando também afetarão o desempenho.
Consulte nosso artigo sobre como evitar gargalos e saiba mais sobre como equilibrar seu sistema.
Como melhorar suas pontuações de parâmetros de referência
Quer seja para jogar jogos de alto nível, transmitir ao vivo de suas sessões de jogos ou ser criativo e produtivo no PC, a marca Intel® Core™ oferece às CPUs um desempenho que se adapta ao que você está fazendo.
Para obter mais informações sobre como escolher a CPU para jogos certa, leia mais aqui.