Como escolher: PC pré-montado vs. PC personalizado

Destaques

  • PCs montados pelo usuário e personalizados permitem muito mais opções de configuração de hardware do que um PC pré-montado.

  • Alguns montadores de PCs personalizados oferecem a opção de um profissional personalizar o visual do seu PC.

  • Embora não haja opção "mais barata", estratégias de corte de custos podem economizar dinheiro em PCs pré-montados, personalizados e montados pelo usuário.

  • O atendimento ao cliente, sistemas operacionais pré-instalados e o tempo de montagem são pontos que devem ser levados em consideração.

BUILT IN - ARTICLE INTRO SECOND COMPONENT

Ao comprar um novo PC, é importante escolher um que seja compatível com a forma como você deseja usá-lo. Detalhamos as diferenças exclusivas entre PCs pré-montados, PCs personalizados e PCs que você mesmo pode montar.1 2

Uma vez que a decisão de adquirir um novo PC para jogos já estiver tomada, o primeiro passo é decidir entre um desktop ou um notebook. Supondo que você tenha escolhido obter um desktop, o próximo passo é encontrar o computador ideal. Provavelmente não demorará muito até que você tenha que escolher entre um PC pré-montado e um personalizado.

Embora a diversidade de sistemas seja uma das maiores vantagens dos jogos para PCs, há muitas opções disponíveis, de modo que nem sempre é fácil saber por onde começar.

Embora haja uma variedade de opções disponíveis, você geralmente tem três escolhas:

  • Você pode comprar um PC que já foi montado. PCs para jogos pré-montados são sistemas completos montados por fabricantes conhecidos usando configurações de hardware balanceadas e confiáveis. Esses sistemas são produzidos em quantidade por alguns dos nomes mais confiáveis do mercado de PCs. Eles geralmente estão disponíveis em lojas locais e são projetados para serem entregues prontos para uso.
  • Você pedir que outra pessoa o monte para você. Outra opção é encomendar seu PC de uma empresa que monta PCs personalizados. Você seleciona os recursos e componentes que você deseja e conta com uma equipe de especialistas qualificados para montar um PC de acordo com suas especificações e enviá-lo para você.
  • Você pode montá-lo você mesmo. Por fim, você pode obter os componentes individuais e montá-los em casa.

Embora nenhuma das três opções esteja estritamente definida e exista algumas semelhanças entre elas, vale a pena ponderar. Vamos explorar cada categoria com mais detalhes.

Vamos começar com um dos fatores mais importantes a se considerar na compra de um PC novo: os componentes internos. Uma das vantagens dos PCs é que você pode obter o desempenho desejado através do hardware escolhido. Se preferir, você também pode deixar que outra pessoa faça essas escolhas para você.

Pré-montado

  • Menos opções sobre os componentes do seu sistema
  • Conveniente
  • Ajuda saber qual CPU e GPU você quer

Os sistemas pré-montados são uma opção atrativa para aqueles que estão menos preocupados com os detalhes minuciosos de todos os componentes em seu PC (como o fabricante e detalhes específicos, como a velocidade da RAM).

Eles são ideais para alguém que favorece mais a conveniência do que a capacidade de escolher cada um dos componentes de hardware em seu PC.

Saber alguns detalhes sobre o que você quer (por exemplo, sua CPU ou GPU preferida) vai ajudá-lo a escolher o PC ideal, mas você terá que confiar no fabricante de PCs na escolha do hardware adicional.

Personalizado

  • Configurações de hardware personalizáveis
  • Montado por especialistas
  • Você deve ter uma ideia geral das especificações desejadas

Se estiver em busca de personalização e da capacidade de atualizar seu hardware facilmente no futuro, mas não deseja necessariamente montar seu próprio computador, considere encomendar uma máquina personalizada de uma empresa de montagem de PCs.

Essa opção oferece algumas das vantagens de montar seu próprio PC, visto que você pode escolher os componentes que deseja. A diferença é que um montador experiente montará o PC para você.

Lembre-se que as configurações de hardware sugeridas nem sempre se alinham às suas necessidades pessoais. É útil ter uma ideia geral das especificações de hardware que você precisará para equilibrar seu sistema. Isso permite que você ajuste seus parâmetros de montagem para se certificar de que se encaixam no que você busca.

DIY (Faça você mesmo)

  • Totalmente personalizável
  • Montado por você
  • Exige um conhecimento técnico

Montar seu próprio PC é a melhor solução para aqueles que desejam controle total sobre todos os aspectos da sua configuração. Isso oferece as opções de personalização mais minuciosas, da CPU às ventoinhas e iluminação.

Isso significa que você sempre terá exatamente o hardware de que precisa. E como você mesmo o montou, saberá exatamente como atualizar e personalizar o seu PC.

Sem falar que montar um PC é mais fácil do que você pode imaginar. (E temos um guia prático para te orientar durante o processo.) No entanto, isso requer conhecimentos técnicos suficientes para selecionar e instalar seus próprios componentes.

Orçamento

A antiga premissa de que montar seu próprio PC é a opção mais barata não se aplica mais para todos os casos. Entre pré-montados, personalizados e montados pelo usuário, não há uma escolha definitivamente “mais barata”. O preço das mesmas configurações de hardware em todas as três categorias pode variar dependendo de fatores como descontos de volume e demanda.

A decisão acaba sendo o quanto deseja ser meticuloso com sua estratégia de gastos, se você prefere comprar um PC pagando um valor fixo, ou pesquisar os preços de cada componente.

Pré-montado. Se você estiver considerando um sistema pré-montado, fique de olho em descontos de lojas online e varejistas, especialmente durante épocas propícias para promoções, como a Black Friday. As reduções de preços variam entre varejistas, mas permanecer atento quando esses descontos aparecem podem ser uma ótima maneira de garantir que você obtenha seu sistema desejado a um bom preço.

Aqui, ser flexível ajuda bastante. Você pode não encontrar exatamente o sistema que está procurando à venda, mas manter suas opções abertas pode resultar em grandes economias.

Personalizado. O custo de PCs montados sob medida será dimensionado dependendo do hardware que selecionar. Recursos adicionais, como sistemas de resfriamento líquido ou estética personalizada, também aumentam o custo. A definição dos preços baseada nos recursos contrasta com sistemas pré-montados, que apresentam uma estrutura de custos mais simples.

Dito isto, fique atento a descontos em componentes individuais, ofertas em todo o site, e hardware ou atualizações adicionais, que também podem resultar em descontos significativos.

DIY (Faça você mesmo). Montar seu próprio PC permite que você monte sua estratégia com base em suas necessidades. Você terá uma oportunidade maior para ser seletivo a respeito do hardware que será usado na máquina. Entrando nesse processo com uma noção do que procura e com a flexibilidade para montar de acordo com essa estratégia, você estará em uma posição sólida para aproveitar seu orçamento ao máximo.

Supondo que você esteja atualizando um PC mais antigo, pode haver componentes possíveis de serem reutilizados. Basta ter certeza de que eles são compatíveis com seu hardware mais recente e de que ainda funcionam corretamente.

Tempo de montagem

Outra questão importante a considerar é sua urgência por um novo PC.

Pré-montado. Se deseja adquirir um sistema imediatamente, uma máquina pré-montada de uma loja física pode ser a melhor opção.

Um PC para jogos pré-montado geralmente vem com quase tudo que você precisa para começar a usar, incluindo teclado, mouse e sistema operacional. Também é útil: agentes de vendas no local podem ajudar com possíveis dúvidas.

Personalizado. PCs personalizados, por outro lado, precisam ser montados e enviados. O tempo que isso leva depende da empresa. Algumas entregam com rapidez, outras podem levar varias semanas ou mais tempo. A complexidade do seu PC também determina o tempo de espera necessário.

Faça você mesmo. O tempo de demora do processo dependerá principalmente de você. Certamente é possível montar um PC em um dia, especialmente se você usar nossa ampla variedade de recursos educacionais. Mas se você encomendar cada peça separadamente, especialmente enquanto acompanha as promoções, o processo poderá demorar muito mais.

Suporte técnico e solução de problemas

Também é importante considerar o que pode acontecer depois que você adquirir o seu PC. Se encontrar algum problema, tem certeza de que poderá lidar com ele sozinho ou precisará de assistência?

Pré-montado. Ao escolher um sistema pré-montado, geralmente há garantia do fabricante ou um plano de proteção oferecido pela loja. Esses detalhes poderão variar, então é sempre importante verificar o que está sendo oferecido, caso o suporte após a compra for uma prioridade.

Personalizado. As empresas de montagem de PCs muitas vezes oferecem opções de suporte robustas, como assistência por telefone e garantias. Reiteramos que isso varia de fornecedor para fornecedor, portanto, ao comprar sua nova configuração, confira se eles oferecem o que você acha necessário.

DIY (Faça você mesmo). Se estiver montando seu próprio PC, você provavelmente não terá acesso a suporte para todo o sistema. Tenha em mente as garantias de cada componente. Isso pode ser útil no caso de seu PC precisar de manutenção.

Embora possa precisar reparar seu computador você mesmo, há muitos guias úteis que você poderá usar como referência e apoio.

Software

Além disso, você precisará pensar em qual software usará em seu novo PC.

Máquinas pré-montadas geralmente vêm com um sistema operacional pré-instalado, juntamente com programas recomendados pelo fabricante. Máquinas personalizadas vêm frequentemente com um sistema operacional instalado, normalmente Windows.

Ao comprar separadamente o armazenamento para sua própria configuração, você terá de começar do zero. Lembre-se do sistema operacional que deseja usar, bem como de quaisquer outros programas de que você possa precisar.

Estética

Elementos estéticos como pintura, iluminação RGB e o design físico do gabinete podem variar muito de um PC para outro. Você provavelmente terá suas próprias preferências sobre modificar ou não seu gabinete.

Pré-montado. Esses sistemas são bons para aqueles com nenhum interesse em modificar seu sistema. Isso não significa que seu PC não terá um bom visual. Os fabricantes de computadores muitas vezes dão ênfase em fazer com que gabinetes de PCs para jogos se destaquem em relação a PCs desktop comuns. Como eles são produzidos em massa, no entanto, terão pouca individualidade.

Personalizado. PCs sob medida muitas vezes têm um visual estético melhor do que os pré-montados. Os gabinetes para PCs padrão geralmente possuem recursos visuais como carcaças transparentes que exibem os componentes brilhando no interior.

Além disso, algumas empresas de PCs personalizados se especializam em opções de personalização visual, incluindo impressão UV e gravação a laser. A Falcon Northwest*, por exemplo, é uma integradora de sistemas conhecida por trabalhos de pintura personalizados que adicionam um toque único aos seus PCs.

Um PC personalizado é a melhor opção para aqueles que querem um gabinete personalizado, mas não possuem as ferramentas ou a confiança em sua capacidade artística para fazê-lo.

DIY (Faça você mesmo). Montar um PC para você mesmo te dá plena liberdade para montar um PC com uma estética personalizada. Seu PC será exatamente como você quiser.

Se optar por priorizar os elementos visuais do seu PC, uma ampla variedade de gabinetes e componentes personalizados está disponível para te ajudar. Nossa entrevista com o fabricante de gabinetes Peter "L3p" Brands serve como uma boa introdução aos designs de gabinetes para PCs personalizados.

Comparação lado a lado

Quer você seja atraído pela conveniência de um computador pré-montado, ou pela flexibilidade de montar você mesmo, há uma opção de PC para jogos que é recomendada para atender às suas necessidades individuais.

 

Pré-montado

Personalizado

DIY (Faça você mesmo)

Configuração de hardware

Seleção no nível de sistema

Seleção no nível de componentes

Totalmente personalizável

Orçamento

Descontos no nível de sistema

Descontos no nível de componentes

Seleção mais ampla de opções de componentes

Tempo de montagem

Nenhuma montagem necessária

Pode exigir um prazo de entrega

Leva tempo para montar

Suporte

Garantia e atendimento ao cliente

Garantia e atendimento ao cliente

Limitado a peças individuais

Software

SO pré-instalado

SO, geralmente, pré-instalado

Sem SO pré-instalado

Estética

Levemente personalizável

Personalizável

Totalmente personalizável

Informações de produto e desempenho

1

A Intel não controla ou audita dados de terceiros. Você deve rever esse conteúdo, consultar outras fontes e confirmar a precisão dos dados mencionados.

2

As tecnologias Intel® podem exigir a ativação de hardware, software ou serviços. Nenhum produto ou componente pode ser totalmente seguro. Os seus custos e resultados podem variar.