PC pré-montado vs. PC personalizado: como escolher

Se você está à procura de um novo PC para jogos, pode estar se perguntando por onde começar. Confira algumas das vantagens de comprar um PC pré-montado, encomendar um PC personalizado ou montar você mesmo uma nova máquina para jogos.

Uma vez que a decisão de adquirir um novo PC para jogos já estiver tomada, o primeiro passo é decidir entre um desktop ou um notebook. Supondo que você tenha escolhido obter um desktop, o próximo passo é encontrar o computador ideal. Existem muitas opções no mercado e, embora a diversidade de sistemas seja uma das maiores vantagens em jogos para PC, ela também pode ser um pouco intimidante se você não souber ao certo por onde começar.

Há duas opções ao considerar um PC novo: montá-lo você mesmo ou terceirizar a montagem. Entretanto, há uma gama de opções disponíveis nessas duas categorias. Vamos explorar três delas. A primeira são os PCs para jogos pré-montados, que são sistemas completos montados por fabricantes conhecidos que usam configurações de hardware confiáveis e equilibradas. Eles geralmente estão disponíveis em lojas locais e são projetados para serem entregues prontos para uso.

Outra opção é planejar e encomendar uma configuração em uma empresa que monta PCs personalizados. Isso geralmente implica escolher a partir de um menu extenso de hardwares compatíveis e contar com uma equipe de técnicos qualificados para montar um PC com suas especificações e enviá-lo a você.

Por fim, você pode obter os componentes individuais e criar seu próprio PC para jogos.

Embora nenhuma das três opções esteja estritamente definida e haja algumas semelhanças entre elas, vale a pena considerá-las.

Considerações de hardware e personalização

Vamos começar com um dos fatores mais importantes a se considerar na compra de um PC novo: o hardware interior. Uma das vantagens dos PCs é que você pode obter o desempenho desejado através do hardware escolhido. Se preferir, você também pode deixar que outra pessoa faça essas escolhas para você.

Se você não está tão preocupado com os detalhes minuciosos de cada componente em sua configuração (como o fabricante ou especificações detalhadas, como a velocidade da memória RAM), um sistema pré-montado é uma opção interessante. Esses sistemas são produzidos em quantidade por alguns dos nomes mais confiáveis do mercado de PCs. Saber alguns detalhes sobre o que você quer (por exemplo, sua CPU ou GPU preferida) vai ajudá-lo a escolher o PC ideal, mas você pode confiar nesses fabricantes para a escolha do hardware adicional para você. Se essa conveniência superar a escolha de cada hardware em sua nova versão, um sistema pré-montado pode ser o ideal.

Se você busca personalização e a possibilidade de atualizar seu hardware no futuro, mas não deseja necessariamente montar seu próprio computador, considere a possibilidade de encomendar uma máquina personalizada em uma empresa de montagem personalizada de PCs, como a ORIGIN PC* ou a MAINGEAR*.1 Essa opção oferece algumas das vantagens de montar o seu próprio PC, como escolher as peças que deseja, bem como as opções de personalização estética. A diferença é que um técnico qualificado fará a montagem em si e a empresa provavelmente oferecerá suporte e garantia.

Montar seu próprio PC proporciona opções de personalização mais detalhadas. Você terá controle total sobre cada peça de sua configuração, da CPU aos coolers e à iluminação. Isso significa que você terá exatamente o hardware de que precisa e que sua configuração terá a aparência que deseja.

E como você mesmo o montou, saberá exatamente como atualizá-lo e personalizá-lo.

Aproveitar o orçamento ao máximo

Obter o máximo proveito de seu dinheiro é muitas vezes uma prioridade na compra de um novo PC. Entre PCs pré-montados, montados sob demanda ou por você mesmo, não há uma escolha necessariamente “mais barata”, já que a mesma configuração de hardware poderá variar entre as três categorias dependendo de uma variedade de fatores, como descontos por quantidade e demanda. A antiga premissa de que montar seu próprio PC sai mais barato não funciona mais para todos os casos.

Se você estiver considerando um sistema pré-montado, fique de olho em descontos de lojas online e varejistas, especialmente durante épocas propícias para promoções, como a Black Friday. As promoções irão variar de acordo com o varejista, mas fique atento para quando esses descontos surgirem, poderá ser uma ótima maneira de garantir a aquisição do sistema que você deseja pelo preço que você gostaria. A flexibilidade também ajudará neste caso, pode ser que você não encontre em uma promoção exatamente o sistema que procura, mas manter suas opções flexíveis poderá resultar em uma economia considerável.

PCs personalizados têm custos diferentes dependendo do hardware que selecionado, bem como dos recursos adicionais, como sistemas de refrigeração líquida ou estética personalizada. A Falcon Northwest*, por exemplo, é um integrador de sistemas conhecido por trabalhos de pintura personalizados que adicionam um toque único a seus PCs.2 A definição dos preços baseada nos recursos contrasta com sistemas pré-montados, que apresentam uma estrutura de custos mais simples. Portanto, fique atento aos descontos em componentes individuais e ofertas em todo o site. Hardware ou atualizações adicionais inclusas ao adquirir uma montagem personalizada poderão resultar em descontos ainda mais significativos.

Além disso, lembre-se que as configurações de hardware sugeridas nem sempre se alinham às suas necessidades pessoais. É por isso que será útil ter uma ideia aproximada das especificações que deseja em seu sistema finalizado, já que permitirá ajustar seus parâmetros de montagem de forma a garantir que eles reflitam o que você procura.

Quando você monta um PC por contra própria, você tem mais oportunidades de ser seletivo com o hardware escolhido e seu planejamento pode ser baseado em suas necessidades. Passar por esse processo com uma noção do que você procura e a flexibilidade para montar de acordo com esse planejamento oferecem uma posição sólida para aproveitar seu orçamento ao máximo.

Além disso, lembre-se que se você estiver fazendo uma atualização baseada em um PC mais antigo, alguns componentes poderão ser reutilizados, desde que sejam compatíveis com seu novo hardware e que ainda funcionem corretamente.

Comodidade

Outra questão importante a considerar é sua urgência pelo novo PC.

Se você deseja adquirir um sistema imediatamente, uma máquina pré-montada de uma loja física pode ser a melhor opção. Eles geralmente incluem quase tudo o que você precisa para começar a trabalhar, incluindo teclado, mouse e sistema operacional, além de especialistas no local que podem responder a quaisquer perguntas que você possa ter.

PCs personalizados, por outro lado, precisam ser montados e enviados. O tempo que isso leva depende da empresa, sendo que algumas se destacam em trabalhos de entrega rápida. Isso também depende da complexidade de sua configuração.

Ao montar seu próprio PC, o tempo levado no processo dependerá basicamente de você. Certamente é possível reunir todas as peças e montar um PC em um dia, especialmente se você usar uma grande variedade de recursos educacionais. Mas se você encomendar cada peça separadamente, especialmente enquanto acompanha as promoções, o processo poderá demorar muito mais.

Suporte

Também é importante considerar o que pode acontecer depois que você adquirir o seu PC. Se houver algum problema, tem certeza de que poderá lidar com eles sozinho ou precisará de assistência?

Ao escolher um sistema pré-montado, geralmente há garantia do fabricante ou um plano de proteção oferecido pela loja. Esses detalhes poderão variar, então é importante verificar o que está sendo oferecido se o suporte após a compra for uma prioridade.

Empresas de PC personalizados como a Digital Storm*3 ou a CyberPowerPC*4 geralmente oferecem opções robustas de suporte, como assistência por telefone e garantias estendidas. Reiteramos que isso varia de fornecedor para fornecedor, portanto, ao comprar sua nova configuração, confira se eles oferecem o que você acha necessário.

Se você está montando o seu próprio PC, provavelmente não terá acesso a suporte para todo o sistema, mas informe-se sobre a garantia dos componentes individuais, já que isso poderá ser útil caso seu PC precise de manutenção. Embora você possa precisar trabalhar no seu computador por conta própria, existem muitos guias úteis de montagem de PCs que podem ser usados como referência e suporte.

Software

Por último, é importante considerar o software que usará em seu novo PC. Máquinas pré-montadas e configurações personalizadas geralmente vêm com um sistema operacional pré-instalado, juntamente com programas recomendados pelo fabricante.

Ao comprar separadamente o armazenamento para sua própria configuração, você terá de começar do zero. Lembre-se do sistema operacional que deseja usar, bem como de quaisquer outros programas de que você possa precisar.

Três excelentes opções

Não importa se você está interessado na conveniência de um computador pré-montado, no conhecimento técnico especializado de PCs de montagem sob demanda ou na flexibilidade de montar você mesmo, há sempre uma opção disponível de PC para jogos que atende às suas necessidades específicas.

Exibir mais recursos

Como montar um PC para games

Veja os principais componentes que otimizam seu desempenho nos games.

Saiba mais

Solução de problemas de streaming com a Intel

Solucione problemas comuns em videogames e de streaming para gamers: travamento de games, retardo excessivo, problemas de áudio e falhas visuais.

Saiba mais

Vá até a essência dos games

Receba recomendações de profissionais internacionais de games e de peritos em tecnologia de games da Intel. Tudo que está relacionado a seus games pode fica muito melhor.

Continuar lendo

Informações de produto e desempenho

1 *Outros nomes e marcas podem ser reivindicados como propriedade de terceiros.