Como escolher o melhor notebook para jogos em 20201

Seu desktop ou notebook atual está ficando velho, e você está pensando em trocá-lo e ter mais mobilidade com um notebook para jogos na sua próxima grande compra. Mas há dúvidas sobre esse processo que fazem você hesitar: qual é o melhor notebook para jogos que atende às minhas necessidades? E os recursos e especificações? E o desempenho de notebooks para jogos: por ser um dispositivo móvel, isso significa que eu preciso fazer escolhas?

Esse é um grande investimento em hardware que você utilizará por pelo menos um ou dois anos, por isso estamos aqui para ajudar você a tomar a decisão certa. Este texto é um curso intensivo sobre tudo o que você precisa saber para escolher seu próximo notebook de alto desempenho para jogos.

A experiência com notebooks para jogos

Há diversos fatores a considerar ao escolher um notebook para jogos. Dependendo de como usará seu sistema, você pode descobrir que alguns recursos são absolutamente essenciais e outros, menos.

Ao investir tempo para considerar suas principais prioridades para o sistema novo, você se sentirá seguro ao fazer sua compra. Este é um resumo rápido do que procurar no seu novo notebook para jogos.

Tela e display

Um display de alta qualidade é uma característica que define a experiência de um notebook para jogos. A maioria dos notebooks de alto desempenho tem telas de 15 ou 17 polegadas. Busque bordas finas para reduzir o tamanho geral do dispositivo.

Ainda assim, há outros fatores a considerar além do tamanho do display. Busque um notebook com uma alta taxa de atualização de display se você rodar jogos competitivos ou rápidos, especialmente jogos de tiro em primeira pessoa.

Um monitor com taxa mais alta de atualização pode exibir um número maior de quadros por segundo (FPS), o que significa que a ação na tela é mais suave e mais fácil de entender, pois menos tempo transcorre entre cada quadro renderizado.

No entanto, seu notebook precisará de muita potência para atingir essas altas taxas de quadros: o FPS é determinado em parte pelo bom desempenho da GPU e da CPU trabalhando juntas, o que significa que sua escolha de sistema pode afetar bastante sua experiência de jogo.

Com tudo isso em mente, se você planeja conectar seu notebook para jogos em um display maior para uso regular em casa, a tela em si pode não ser um fator tão importante na sua decisão. Se esse for o caso, você pode desviar parte do seu orçamento para garantir que seu notebook tenha hardware suficiente para lidar com um display de desktop independente. Confira aqui nossas dicas para escolher um monitor para jogos.

Qualidade, recursos e aparência da estrutura

Há notebooks para jogos de várias formas e tamanhos. Para notebook para jogos de nível básico, em geral, você terá um bom equilíbrio de tamanho, tipo de estrutura e desempenho. Mas há outros fatores a serem considerados, como a troca entre energia e portabilidade, dispositivos de entrada disponíveis e outros extras que melhoram o desempenho. Tenha estes aspectos em mente:

  • Peso: um design mais fino e leve significa mais portabilidade. Os notebooks para jogos mais espessos e pesados, também conhecidos como musclebooks, geralmente incluem recursos que são benéficos quando usados em um lugar fixo, como mais opções de entrada e saída (E/S). Isso pode incluir opções de display, portas USB adicionais e entrada de áudio.
  • Estrutura: muitos notebooks para jogos têm revestimento de alumínio, o que traz designs mais elegantes e duráveis do que o plástico padrão.
  • Entradas: os teclados mecânicos se tornaram cada vez mais populares entre os jogadores radicais e profissionais graças às suas entradas satisfatórias e a "sensação" tátil e responsiva. Além disso, recursos como trackpads com tela sensível ao toque e webcams de alta definição são cada vez mais comuns em notebooks para jogos.
  • Resfriamento: os notebooks para jogos mais sofisticados contam com sistemas de resfriamento superiores, que podem ajudar a proteger contra limitação de desempenho. Em geral, notebooks maiores são mais bem equipados para dissipar o calor em longas sessões de jogos.
  • Estética e extras: para aqueles que gostam de extras, as principais marcas de notebooks para jogos oferecem recursos premium, como iluminação RGB controlada pelo usuário e tecnologia de rastreamento ocular Tobii*.

Ótimo hardware significa ótimo desempenho

Os principais notebooks para jogos podem oferecer desempenho de nível de desktop em um pacote portátil, que leva à consideração de algo essencial ao escolher seu próximo notebook para jogos: o hardware.

Este é um resumo do que buscar ao fazer suas escolhas. Todo elemento é importante, portanto, busque investir em uma estrutura equilibrada com base em nas suas necessidades.

  • CPU: nos últimos anos, temos visto uma nova geração de CPUs móveis que oferecem frequências mais rápidas e contagens mais altas de núcleos, oferecendo o melhor dos dois mundos quando se trata de desempenho e portabilidade em seu notebook para jogos. Por sua vez, isso permite algumas otimizações importantes para os jogos e a estabilidade geral: uma CPU forte pode afetar tudo, desde a taxa de quadros durante o jogo até o desempenho da bateria.
    Se você quer transmitir ou gravar enquanto joga no seu notebook para jogos, por exemplo, uma CPU de alto desempenho definitivamente deve estar na sua lista. O software de captura requer bastante potência de processamento, especialmente se você quer transmitir no Twitch* ou no YouTube*. Isso significa que uma CPU potente é essencial para manter um desempenho consistente durante o jogo e, ao mesmo tempo, codificar vídeos para gravação ou transmissão.

Para jogos e transmissão simultâneos, recomendamos pelo menos um processador Intel® Core™ i7. Você também pode investir em uma dupla configuração de PC, tanto para jogos quanto para transmissão.

  • GPU: no caso de notebooks para jogos com fator de forma menor, muitos oferecem GPUs compactas que estão quase no mesmo nível do desempenho do desktop. Ou, se você busca componentes reais de desktop para seu notebook para jogos, escolha musclebooks maiores.
    Muitos notebooks para jogos têm displays 4K, mas rodar um jogo nesta resolução envia o dobro de pixels de 1080p. Então, se você pretende assistir aos filmes mais recentes com resolução 4K, especialmente em configurações gráficas altas ou ultras, certifique-se de que o notebook para jogos tenha uma GPU e uma CPU topo de linha.
  • RAM: 8 GB de RAM é a recomendação mínima para um notebook para jogos. Porém, 16 GB é cada vez mais padrão para sistemas móveis de alto desempenho. Além disso, a memória é um dos poucos componentes do notebook que podem ser atualizados pelo usuário final, dependendo de como o sistema é projetado. Se você quer espaço de upgrade de memória RAM no futuro, certifique-se de selecionar um sistema que ofereça essa opção.
  • Armazenamento: Com a crescente acessibilidade dos dispositivos de armazenamento baseados em NAND e novas interfaces como o NVMe*, uma unidade de estado sólido (SSD) de alta velocidade é uma ótima opção para armazenamento de jogos e mídia. (Além disso, não usar uma unidade de disco rígido mecânica significa menos peças móveis e menos chances de falha de hardware.) Busque pelo menos 256 GB de capacidade de SSD no seu próximo notebook para jogos. Se você precisar de mais espaço para mídia no futuro, uma unidade externa de disco rígido é uma maneira fácil e barata de ter espaço extra.

Quais são alguns dos notebooks bons para jogos?

Diferentemente de um PC para jogos, você não pode comprar componentes extras e instalar você mesmo no notebook. Felizmente, há várias marcas excelentes para escolher.

Aqui estão alguns modelos para analisar ao iniciar a sua busca pelo melhor notebook para jogos. Como alternativa, considere ponderar as suas opções entre jogar com um notebook vs. um desktop.

Compre notebooks para games com os mais novos processadores Intel® Core™ para notebooks Exibir tudo

Pesquise os notebooks para games mais populares equipados com processadores Intel® Core™ para notebooks.

DELL Vostro 5490

  • 10th gen Intel® Core™ i7 Processador
  • 256 GB Capacidade
  • 8 GB Memória
  • 1,49 kg Peso
  • Windows 10 Pro Sistema operacional
Compare agora

DELL Inspiron 5491

  • 10th gen Intel® Core™ i7 Processador
  • 256 GB Capacidade
  • 8 GB Memória
  • 1,86 kg Peso
  • Windows 10 Home Sistema operacional
Compare agora

DELL Inspiron 5590

  • 10th gen Intel® Core™ i7 Processador
  • 256 GB Capacidade
  • 8 GB Memória
  • 1,8 kg Peso
  • Windows 10 Home Sistema operacional
Compare agora

DELL Inspiron 7391

  • 10th gen Intel® Core™ i7 Processador
  • 512 GB Capacidade
  • 8 GB Memória
  • 970 g Peso
  • Windows 10 Home Sistema operacional
Compare agora

Informações de produto e desempenho

1

Intel, o logotipo Intel, Intel Optane e 3D XPoint são marcas registradas da Intel Corporation nos EUA e/ou em outros países.

*Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.